quarta-feira, 27 de maio de 2009

SUBSÍDIO

Subsídio é, nas ciências econômicas, o fornecimento de fundos monetários a certas pessoas. Subsídios governamentais fornecidos a empresas (comércio e indústrias) possuem o intuito de abaixar o preço final dos produtos vendidos por tais companhias, para que estes produtos possam competir com os produzidos em outros países a preços menores (entre outras razões, por causa dos menores custos de mão-de-obra e de diferenças de taxas cambiais)
Subsídios também podem ser dados com outros objetivos. Por exemplo, subsídios governamentais podem ser dados a pessoas de baixa renda para o auxílio da compra da
casa própria. Os subsídios governamentais a empresas são comuns em países desenvolvidos, cujos produtos são sensivelmente mais caros do que similares fabricados em países em desenvolvimento, assim abaixando o preço final dos produtos vendidos por tais empresas.
O subsídio é uma forma de apoio monetário, concedida por uma instituição/entidade/pessoa a outra individual ou coletiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada atividade desta ou o desenvolvimento da própria.

Comentário Particular: O significado de subsídio ao pé da letra seria o fornecimento de fundos monetários a certas pessoas, empresas, governos, etc. Simplificando seria fornecer dinheiro ou baixar algumas taxas como, por exemplo, impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário